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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

 

APRESENTAÇÃO
 

Para o processo de alfabetização é preciso formar pessoas que saibam fazer a leitura de mundo, e por meio da palavra, seja escrita ou oral, para com isso se tornar cidadãos críticos e autônomos.

Muito embora o termo letramento seja de uso recente entre os pesquisadores e educadores no Brasil, o seu conceito tem se revestido de uma multiplicidade de significações advindas das mais diversas áreas de estudo que buscam compreender, entre outras proposições, a presença, os usos e as funções da escrita em uma dada sociedade, assim como pelos indivíduos ou por um determinado grupo social.

(Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/alfabetizar-e-letrar/35077)


  

JUSTIFICATIVA

Longe vai a ideia de que a alfabetização e o letramento seriam aprendizados simples e naturais, sem necessidade de um estudo aprofundado ou mesmo de uma sistematização técnica que visasse sua compreensão.

Os profissionais da educação entendem hoje a necessidade de estudar a alfabetização e letramento e vendo a educação como ciência e assim sendo, mutável, dinâmica e em constante movimento, o que exige um educador/pesquisador a altura deste dinamismo.

Justifica-se a propositura deste curso na necessidade de se compreender cada vez mais os aspectos práticos da alfabetização e o desenvolvimento pleno do letramento nos indivíduos, com vistas a capacitar o docente adequadamente e de maneira indireta, contribuir para o desenvolvimento de alunos plenos, críticos e cidadãos.

 

OBJETIVOS

- Fornecer ao docente ferramentas para a construção de conhecimentos mais aprofundados e práticos sobre alfabetização e letramento.

- Possibilitar o uso de recursos mais efetivos para os processos de alfabetização e letramento, entendendo suas variantes e sua complexidade.

- Esclarecer a importância real de um letramento pleno, que se entrelace de maneira complexa com a alfabetização, garantindo que seja possível efetivamente letrar e não apena transmitir os conhecimentos técnicos da alfabetização.

- Ser mais um degrau na capacitação de docentes, uma vez que, considerando que a educação é dinâmica e está em constante evolução, deve o docente assim também o ser.

 

PÚBLICO-ALVO

 

O presente curso destina-se a Pedagogos, Professores formados em Normal Superior, Licenciados em Língua Portuguesa, Literatura ou outras Licenciaturas, que atuam ou pretendem atuar na educação pública ou privada com alfabetização e letramento ou que pretendem tão somente enriquecer seus conhecimentos.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9057 de 25/05/2017
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98
Parecer CNE/CES 187 de 2005
Resolução CNE/CE n. 1 de 06/04/2018 

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Aprendizagem da escrita e Aquisição da Linguagem    30h
Avaliação na Educação Infantil    30h
Didática    30h
Metodologia do Ensino de Artes    30h
Metodologia do Ensino de Ciências Humanas    30h
Metodologia do Ensino de Educação Física    30h
Alfabetização, Letramento e Literatura Infantil    35h
Metodologia do Ensino da Matemática    35h
Metodologia do Ensino de Ciências Naturais    35h
Alfabetização de Jovens e Adultos    35h
Leitura e Produção de Textos    35h
Neurociência    35h
Trabalho de conclusao de curso    30h

TOTAL    420h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

6 meses 

 

INVESTIMENTO

 

CAMPANHA 2020

 (50% DESCONTO): 

1 + 6 x R$ 85,00*
(*pagamento até o vencimento. Valor sem desconto = 105,00) 

 

 *Os valores poderão sofrer alterações promocionais ou de bolsas de acordo com a época.

 

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- As inscrições estarão abertas aos portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, não sendo possível a certificação de alunos que não possuam nível superior.

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

- São documentos necessários à efetivação da matrícula:

 

  • CPF
  • RG CIVIL (Não é válida a CNH)
  • Diploma da Graduação (autenticado)
  • Histórico de Graduação com data de Colação de Grau
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Termo de adesão preenchido e assinado (disponibilizado após a inscrição)
  • Termo de ciência assinado assinado (disponibilizado após a inscrição)

 

 

PROCESSO SELETIVO DE MATRICULA

 

O interessado(a) em ingressar neste curso  deverá entregar para análise:

- Documentação completa, conforme listado acima.
- Currículo Vitae ou Lattes.
- Entrevista (agendada pela coordenação / direção).

Será matriculado(a) o(a) interessado(a) que cumprir todos os requisitos exigidos acima, após análise e deferimento da Coordenação, Direção e Secretaria. 

 

A aprovação de matrícula está sujeita às vagas disponíveis e análise da coordenação.