ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO

 

 

APRESENTAÇÃO
 

Segundo a Resolução CNE/CEB 4/2009, no Art. 4º, considera-se público-alvo do ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO:

Alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas: intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade.

“A literatura aponta a necessidade de identificação do indivíduo com altas habilidades/superdotação o quanto antes de forma a se evitar problemas de desajustamento, desinteresse em sala de aula e baixo rendimento escolar (McCoach & Siegle, 2003). (...) Essa identificação só terá sentido se for possível oferecer também um conjunto de práticas educacionais que venham atender às necessidades e favorecer o desenvolvimento do aluno.”
Guimarães e Ourofino, 2007

 

  

JUSTIFICATIVA

 

Justifica-se o presente curso com a necessidade de apresentar aos docentes abordagens sobre o tema para que conhecendo, pesquisando possa encontrar meios para lidar com pessoas em situações de aprendizagem que apresentem necessidades específicas individuais dentro deste tema.  Mais do que um projeto educacional, temos nesta proposta uma prática de efetivação da função social da educação.

 

 

OBJETIVOS

 

- Conceitura Altas Habilidades e Superdotação.
- Contextualizar o tema na contemporaneidade. 
- Identificar as características dos alunos superdotados.
- Refletir sobre o desenvolvimento de práticas em sala de aula para lidar com este aluno. 

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

Estudantes de curso de licenciatura, professores, pedagogos.
Interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98

Decreto 9057 de 25/05/2017

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Transtornos Disruptivos / Controle de Impulsos / Condutas Típicas    12h
Altas Habilidades / Superdotação    12h
A intervenção pedagógica do AEE    12h
Superdotação no contexto Educacional    12h
O AEE, a Escola e a Família    12h

TOTAL    60h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

15 (quinze) dias 

 

INVESTIMENTO

 

R$ 99,00 (para pagamento até o vencimento. Valor sem bonificação: 119,00)

 

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

 

CONCLUSÃO E CERTIFICAÇÃO

 

Poderá imprimir o certificado (com autenticidade digital) no link CURSOS, o aluno que:

- Concluir a inscrição com pagamento da taxa de inscrição
- Acessar/assistir/ler os videos e/ou materiais disponíveis
- Tiver concluído o tempo mínimo de integralização
- Obtiver aprovação nas atividades/avalliações do curso