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DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

 

 

APRESENTAÇÃO
 

A exigência das instituições com relação a formação de um docente para a graduação varia conforme a área em que se pretende lecionar. Porém, cursos de categoria Bacharelado e Tecnólogo não habilitam o profissional a ministrar aulas. A docência voltada para o ensino superior exige o domínio de algumas habilidades didático-pedagógicas, uma formação específica e experiência profissional. Qualquer profissional formado em bacharel precisa, no mínimo, possuir uma especialização para atuar como docente no ensino superior.
Um curso de pós-graduação Lato sensu apresenta alguns conhecimentos necessários para lecionar, trazendo o início para uma carreira como docente no ensino superior.


  

JUSTIFICATIVA

A necessidade de professores para atuar no ensino superior no Brasil cresce a cada ano, segundo informações do Ministério da Educação. O Censo da Educação Superior, divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), revelou que de 2007 a 2017 o número de matrículados na educação superior aumentou  em 56,4%.
A média de crescimento anual é de 4,6%. Em 2017 o número de instituições de ensino superior no Brasil era de 2.448.

 

OBJETIVOS

- Possibilitar ao aluno a utilização de recursos práticos para atuação no Ensino Superior, envolvendo os conceitos teóricos e práticos,  observando o planejamento a organização e articulação dos conteúdos propostos.
 

PÚBLICO-ALVO

 

O presente curso destina-se a graduados em qualquer área.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9057 de 25/05/2017
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98
Parecer CNE/CES 187 de 2005
Resolução CNE/CE n. 1 de 06/04/2018 

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Didática    30h
Multiculturalismo     30h
Legislação e Políticas Públicas Educacionais     30h
Ética e Responsabilidade Social    30h
Planejamento em Educação    30h
Metodologia da Pesquisa Científica    30h
Práticas Tutoriais em EAD    35h
Alfabetização de Jovens e Adultos    35h
Gestão do Tempo no Ensino Superior    35h
Gestão de Pessoas    35h
Planejamento Pedagógico e Avaliação    35h
Fundamentos da Educação Superior    35h
Trabalho de conclusão de curso    30h

TOTAL    420h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

6 meses 

 

INVESTIMENTO

 

CAMPANHA 2020

 (50% DESCONTO): 

1 + 6 x R$ 85,00*
(*pagamento até o vencimento. Valor sem desconto = 105,00) 

 *Os valores poderão sofrer alterações promocionais ou de bolsas de acordo com a época.

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- As inscrições estarão abertas aos portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, não sendo possível a certificação de alunos que não possuam nível superior.

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

- São documentos necessários à efetivação da matrícula:

 

  • CPF
  • RG CIVIL (Não é válida a CNH)
  • Diploma da Graduação (autenticado)
  • Histórico de Graduação com data de Colação de Grau
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Termo de adesão preenchido e assinado (disponibilizado após a inscrição)
  • Termo de ciência assinado assinado (disponibilizado após a inscrição)

 

 

PROCESSO SELETIVO DE MATRICULA

 

O interessado(a) em ingressar neste curso  deverá entregar para análise:

- Documentação completa, conforme listado acima.
- Currículo Vitae ou Lattes.
- Entrevista (agendada pela coordenação / direção).

Será matriculado(a) o(a) interessado(a) que cumprir todos os requisitos exigidos acima, após análise e deferimento da Coordenação, Direção e Secretaria. 

 

A aprovação de matrícula está sujeita às vagas disponíveis e análise da coordenação.