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EDUCAÇÃO ESPECIAL COM ÊNFASE NA ÁREA INTELECTUAL

 

 

APRESENTAÇÃO
 

Caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas. Indivíduos com Deficiência Intelectual apresentam funcionamento intelectual significativamente inferior à média. (...) A pessoa com Deficiência Intelectual tem dificuldade para aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas. Muitas vezes, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem.
Fonte: http://www.vittude.com/blog/deficiencia-intelectual-caracteristicas-sintomas/


  

JUSTIFICATIVA

 

Justifica-se a propositura do presente curso na premente necessidade de capacitar os profissionais da educação para a inclusão escolar plena, com vistas à formação de cidadãos autônomos sob a égide do respeito e da igualdade.

 

OBJETIVOS

 

- Possibilitar ao graduado a especialização em nível Lato Sensu na área de Educação Especial, abordando os pressupostos teóricos e metodológicos sobre o tema, capacitando efetivamente o profissional para o exercício da atividade.

- Capacitar o profissional para o trabalho nos processos de inclusão típicos da educação especial com ênfase nos aspectos limitadores da deficiência intelectual.

- Fomentar a inclusão.

- Ser mais um degrau na capacitação de docentes, uma vez que, considerando que a educação é dinâmica e está em constante evolução, deve o docente assim também o ser .

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

O presente curso destina-se a Pedagogos, Professores formados em Normal Superior, Licenciados nas mais diversas áreas, que atuam ou pretendem atuar na educação pública ou privada junto à educação especial ou que pretendem tão somente enriquecer seus conhecimentos.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9057 de 25/05/2017
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98
Parecer CNE/CES 187 de 2005
Resolução CNE/CE n. 1 de 06/04/2018 

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Ensino e Aprendizagem    30h
Planejamento em Educação    30h
Sala de Aula: Espaço de convivência    30h
Fundamentos da Educação Especial    30h
Metodologia da Pesquisa Científica    30h
Multiculturalismo    30h
Avaliação na Educação Inclusiva    35h
Dificuldades de Aprendizagem    35h
Neurociência    35h
A Leitura e Escrita na Deficiência Intelectual    35h
Ensino de Matemática na Deficiência Intelectual    35h
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento    35 h       
Trabalho de conclusao de curso    30h

TOTAL    420h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

6 meses 

 

INVESTIMENTO

 

CAMPANHA DE VERÃO

 (50% DESCONTO): 

1 + 6 x R$ 85,00*
(*pagamento até o vencimento. Valor sem desconto = 105,00) 

 

 *Os valores poderão sofrer alterações promocionais ou de bolsas de acordo com a época.

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- As inscrições estarão abertas aos portadores de diploma de curso superior devidamente registrado, não sendo possível a certificação de alunos que não possuam nível superior.

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

- São documentos necessários à efetivação da matrícula:

 

  • CPF
  • RG CIVIL (Não é válida a CNH)
  • Diploma da Graduação (autenticado)
  • Histórico de Graduação com data de Colação de Grau
  • Comprovante de Residência
  • Certidão de Nascimento ou Casamento
  • Termo de adesão preenchido e assinado (disponibilizado após a inscrição)
  • Termo de ciência assinado assinado (disponibilizado após a inscrição)

 

 

PROCESSO SELETIVO DE MATRICULA

 

O interessado(a) em ingressar neste curso  deverá entregar para análise:

- Documentação completa, conforme listado acima.
- Currículo Vitae ou Lattes.
- Entrevista (agendada pela coordenação / direção).

Será matriculado(a) o(a) interessado(a) que cumprir todos os requisitos exigidos acima, após análise e deferimento da Coordenação, Direção e Secretaria. 

 

A aprovação de matrícula está sujeita às vagas disponíveis e análise da coordenação.