ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

 

 

APRESENTAÇÃO
 

O presente curso visa, acima de tudo, destacar a importância do papel social da escola no que tange à preparação do indivíduo para que este melhor se posicione em sociedade.

O trabalho específico com este público exige uma capacitação sobre os fundamentos históricos do ensino, as teorias do conhecimento e as metodologias aplicadas à prática cotidiana, elementos a que este curso se propõe.

 

  

JUSTIFICATIVA

 

Imagine por um momento que, na sociedade atual, em plena era da comunicação, perdêssemos nossa capacidade de ler e escrever.

Quanto de nossa vida estaria limitada? Conseguiríamos transitar normalmente entre os diversos círculos sociais comuns a vivência moderna?

Com vistas a suprir esta necessidade é que este curso é proposto. Entender efetivamente a importância do processo de alfabetização de jovens e adultos, aprendendo a valorizar os conhecimentos prévios do discente é indispensável ao professor que pretende atuar com este público.

Mais do que uma especialização, este curso justifica-se pela necessidade de se garantir o direito à educação de qualidade a todos, não importando em qual fase da vida este aluno se encontre.

 

 

OBJETIVOS

 

- Proporcionar ao aluno conhecimentos teóricos e práticos para a atuação junto ao público jovem e adulto nos processos de alfabetização;

- Aprimorar os conhecimentos do profissional que atua ou atuará na educação de jovens e adultos, com foco na valorização das experiências prévias do aluno;

- Situar o aluno quantos aos aspectos históricos da alfabetização de jovens e adultos;

- Ser mais um degrau na capacitação de docentes, uma vez que, considerando que a educação é dinâmica e está em constante evolução, deve o docente assim também o ser.

 

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

Estudantes de curso de licenciatura, professores, pedagogos.
Interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98

Decreto 9057 de 25/05/2017

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

Conceituando Alfabetização de Jovens e Adultos    12h
Alfabetização de Jovens e Adultos no Brasil    12h
Andragogia    12h
A alfabetização numa perspectiva socio-construtivista    12h
As contribuições de Paulo Freire    12h

TOTAL    60h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

15 (quinze) dias 

 

INVESTIMENTO

 

R$ 89,00 (para pagamento até o vencimento. Valor sem bonificação: 109,00)

 

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

 

CONCLUSÃO E CERTIFICAÇÃO

 

Poderá imprimir o certificado (com autenticidade digital) no link CURSOS, o aluno que:

- Concluir a inscrição com pagamento da taxa de inscrição
- Acessar/assistir/ler os videos e/ou materiais disponíveis
- Tiver concluído o tempo mínimo de integralização
- Obtiver aprovação nas atividades/avalliações do curso