INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

APRESENTAÇÃO
 

Este curso traz uma visão de articulação entre a educação especial, a educação infantil e as Práticas pedagógicas com crianças com deficiência no ensino regular.  A partir das reflexões de diferentes autores aprofunda estudos e proporciona a reflexão sobre a educação especial, focalizando aspectos históricos, políticos e pedagógicos. Problematiza as noções de inclusão/exclusão, diversidade, diferença, igualdade e deficiência a partir  das proposições oficiais para o atendimento educacional de crianças com deficiência. Discute propostas de articulação pedagógica entre a educação infantil e a educação especial, retomando o papel social da escola.  Problematiza práticas pedagógicas com crianças com deficiência, salientando o papel do professor de Educação Infantil no binômio cuidar-educar.

  

JUSTIFICATIVA

 

Justifica-se o presente curso com a necessidade de apresentar aos docentes abordagens sobre o tema para que conhecendo, pesquisando possa encontrar meios para lidar com pessoas em situações de aprendizagem que apresentem necessidades específicas individuais dentro deste tema.  Mais do que um projeto educacional, temos nesta proposta uma prática de efetivação da função social da educação.

 

 

OBJETIVOS

 

Refletir sobre o conceito de inclusão contextualizando em nosso tempo histórico e social. 
Discorrer sobre a educação infantil sob uma perspectiva de educação inclusiva. 

 

 

PÚBLICO-ALVO

 

Estudantes de curso de licenciatura, professores, pedagogos.
Interessados em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto.

 

BASE LEGAL


LDB, lei 9394/96, Artigo 41 e 44
Decreto 9235 de 22/12/2017, Artigo 98

Decreto 9057 de 25/05/2017

 

Este curso atende a todas as exigências legais, mas não se propõe a atender legislações específicas de cada Município e/ou Estado. Cada interessado deverá fazer o estudo comparativo entre o currículo proposto e as exigências da Secretaria de Educação de seu Município e/ou Estado, quando for o caso.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

- Inclusão x Integração 12h. 

- O perfil da escola inclusiva 12h

- Os dilemas e desafios da inclusão 12h

- Adaptações curriculares 12h

- O professor da educação infantil como agente transformador 12h

 

TOTAL    60h

 

 

TEMPO MÍNIMO DE INTEGRALIZAÇÃO

15 (quinze) dias 

 

INVESTIMENTO

 

R$ 79,00 (para pagamento até o vencimento. Valor sem bonificação: 99,00)

 

 

REQUISITOS MÍNIMOS

 

- É requisito mínimo que o aluno possua computador e acesso à internet, tanto para se comunicar com a instituição quanto para acessar materiais e realizar atividades.

 

 

CONCLUSÃO E CERTIFICAÇÃO

 

Poderá imprimir o certificado (com autenticidade digital) no link CURSOS, o aluno que:

- Concluir a inscrição com pagamento da taxa de inscrição
- Acessar/assistir/ler os videos e/ou materiais disponíveis
- Tiver concluído o tempo mínimo de integralização
- Obtiver aprovação nas atividades/avalliações do curso